Vendas Hoje!

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As vendas realizadas no varejo têm características próprias e pode se utilizar de vários canais. Dado ao cenário atual (tecnológico e de demanda), existe uma dinâmica que tenta explorar os mais diversos meios para se concretizar uma venda.

As vendas podem ocorrer de forma presencial, em uma loja, ou na casa do cliente (de porta em porta). Também são realizadas de forma remota, em geral via web, através de computadores desktop ou dispositivos móveis, sendo manuseados pelo próprio consumidor.

Há um híbrido nesse cenário onde o vendedor pode desloca-se presencialmente até o cliente e concretizar a venda por algum dispositivo que utiliza a internet; de maneira que os dados são enviados ao sistema de retaguarda na empresa (ERP).

Cada mecanismo de venda (presencial ou remota), requer recursos adequados em termos tecnológicos. Entretanto, as ações que são desenvolvidos em cada mecanismo acabam atendendo a propósitos semelhantes. Vejamos por exemplo o caso da “sondagem”; isto é, identificar as necessidades e desejos do cliente. Lembre-se que o cliente não compra necessariamente os produtos. Ele compra percepção, praticidade, beleza, momentos de emoção. O cliente compra aquilo que os produtos e serviços podem fazer por ele em sua vida pessoal e profissional.

A “sondagem” quando é realizada de forma presencial dá-se através da interação entre o cliente e vendedor, com questionamentos diretos, como por exemplo:

– O Sr. deseja um computador com qual configuração?

– A máquina fotográfica é para fotos profissionais?

– Quais as cores da sua preferência?

Já quando se trata de ambiente onde não há a intermediação de um vendedor, o “ambiente” tem que estar provido de algum mecanismo que permita ao consumidor informar seu desejo. Em ambientes web isto é facilitado pelas opções de navegação e detalhamento dos produtos apresentados.

Estimular ou criar desejo do cliente pelos produtos expostos é a principal tarefa no momento que a “sondagem” estiver sendo realizada e, isso somente pode ser feito através de uma demonstração bem-feita (presencial ou remota).

Porém, há duas metas complementares: estabelecer o valor do produto para o cliente e criar o desejo de comprar naquele instante. Se ele deixar para amanhã, pode ser que mude de ideia ou vá para o concorrente.

Envolva o seu cliente no processo de venda. Estimule o cliente a olhar, pegar, ouvir e usar os produtos. Explique como tirar proveito das qualidades dos produtos. Ele precisa sentir que o valor que irá pagar será recompensado pelos benefícios que obterá. Novamente: não importa o meio. Presencial ou remotamente (via web) essas características devem ser contempladas.

Lembre-se que o cliente compra de forma emocional e justifica a aquisição de maneira racional. Ele procura justificar para si próprio, familiares ou amigos sua aquisição.

As ações tecnológicas que devem dar suporte as essas questões vão desde um ambiente local de vendas, onde se possa registrar corretamente as vendas, atualizar o estoque e financeiro, bem como um produto de força de vendas que dê liberdade para a ação de vendas realizar-se além dos horizontes geográficos da empresa.

O software GigaERP, que faz toda gestão integrada de vendas, possui mecanismos que permitem a integração com o Giga Força de Venda e e-commerce também. Veja abaixo alguns vídeos sobre esse assunto:

https://www.youtube.com/user/canaltvgiga/search?query=vendas

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Publicado em Franquias

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