Comprar é (quase) tudo!

software-gigatron

Desde os primórdios quando homem fazia a troca (escambo) de suas mercadorias excedentes, por outras de que precisava, as práticas comerciais passaram por diversas evoluções, aliadas a evolução de vários outros mecanismos inter-relacionados.

Atualmente a aquisição dos produtos necessários inclui uma série de fatores tais como: seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, sazonalidade, determinação de prazos de compra, previsão de entrega, equilíbrio do estoque (em função da demanda), entre outros.

A aquisição de produtos e serviços representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, pois dependendo de como é conduzida podem gerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros. A gestão de Compras assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, afastando cada vez mais a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesa e não um centro de lucros.

Saber comprar de forma a beneficiar a organização é determinante não somente para a competitividade, mas também para a permanência da empresa no mercado. Pequenas reduções no custo das aquisições podem refletir positivamente no lucro da empresa. Para isso é fundamental manter um o sistema de informação atualizado.

Não é suficiente a empresa ter a noção adequada sobre a importância da gestão de compras, é imprescindível que ela disponha de um sistema ERP que permita ao gestor obter todas as informações de que precisa para tomar as decisões corretas, no tempo certo. Apenas com um sistema eficiente a área de compras poderá assumir um papel pró-ativo dentro da empresa.

No varejo o setor de compras deve saber trabalhar com alguns perfis de produtos inerentes a sua atividade:

  • Novidade: são produtos de ocasião, que aparecem no mercado atingindo bons picos de venda, porém tem um ciclo de vida muito pequeno.
  • Moda: são produtos que normalmente se vende durante várias estações; porém, suas vendas podem variar dramaticamente de uma estação para outra face as mudanças de design.
  • Básico: também chamado de produtos de reposição normal,são aquelas mercadorias que tem uma demanda contínua durante muito tempo, não sendo muito afetadas pela mudança de design.
  • Sazonal: São aquelas mercadorias que tem sua demanda afetada de forma dramática pelas estações do ano.

Uma possível estratégia para lidar com essa questão é a classificação por perfil (que na prática pode ser um determinado grupo de produtos). A utilidade de usar a classificação por perfil de demanda está na identificação das respectivas fórmulas de projeção de vendas, no uso de técnicas diferenciadas para planejamento de estoques e na possibilidade de serem colocadas datas de validade nos sistemas de gestão, a partir das quais as compras devem ser iniciadas e terminadas, de acordo com o evento ou a estação em perspectiva.

O sistema de informações utilizado pela empresa deve ter os recursos necessários para que a gestão de compras consiga lidar com as variações de produtos que precisa adquirir, considerando as características de tais produtos, os pedidos de compras, suas entregas, as não conformidades e o acompanhamento do histórico de cada fornecedor.

No GigaERP a gestão de compras está amplamente contemplada, com ações possíveis desde o acompanhamento do pedido de compra, seu recebimento (total ou parcial), totalmente integrado com o estoque e financeiro; vale a pena conferir, vendo inicialmente alguns vídeos:

  1. a) como fazer um pedido de compra:
  2. b) como importar automaticamente um XML de nota de entrada, referente a um pedido de compra:
  3. c) como consultar o pedido de compra e verificar sua situação:

Se interessou? Quer saber mais sobre a Gigatron? Entre no nosso site e conheça nosso sistema de franquia: http://www.gigatron.com.br/

Publicado em Franquias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.310 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: