Perdendo oportunidades e vendas por conta do cadastro de clientes?

fornecedores

Você já se deparou com alguma dessas situações:

– Não mandamos os prospectos dos novos produtos porque o cliente estava sem e-mail no cadastro.

– Então… não será possível a emissão da etiqueta para todos os aniversariantes porque nem todos possuem a data de nascimento digitada no cadastro.

– Entre em contato urgente com o cliente! Huummm temos um problema… esqueceram de digitar o número do telefone.

– Sabe aquela carta de cobrança, foi para o endereço antigo…

Segundo dados do Serasa, um dos principais Bureaux de Crédito do Brasil, aproximadamente 30% dos cadastros se desatualizam em um ano; portanto, as empresas precisam ter algum plano de ação para atualizarem os cadastros de seus clientes. Mais do que isso, precisam ter sistemas de informações corporativos que facilitem não só a entrada de dados, mas as atualizações também.

Se um cadastro de cliente está desatualizado, isso pode ser sintoma de mais de um problema. Um deles é a falta de relacionamento entre a empresa e o cliente. Outro pode ser a desorganização em manter atualizado os dados do mesmo, em consequência da ausência de uma política de atualização. Um outro ainda pode ser a ineficiência do sistema de informação, em não ter recursos para cobrar do usuário a atualização de cadastros.

Na questão cadastral devemos ter cuidado para não solicitar informações desnecessárias ao negócio e nem esquecer as essenciais, para se relacionar de forma eficiente com o cliente. Ressalta-se também que não é necessário obter toda a informação de que precisa de uma só vez. Isso pode ser diluído ao longo de um tempo.

Conforme nos relacionamos com o cliente captamos algumas informações extras e úteis. Algumas classificações internas também são importantes, pois podem ser utilizadas em várias comunicações, campanhas, restrições, etc. Essas classificações dizem respeito a inadimplência, atrasos, frequência de compras, etc.

Outras informações complementares, mas igualmente importante para um cadastro de clientes, dizem respeito aos contatos, dependentes, preferências, etc. Essas informações podem ser a base de diversas ações que podem ser deflagradas pela empresa.

Em meio as estratégias de concessão de crédito, tem-se visto a implantação e manutenção do Cadastro Positivo, que, certamente, dará nova roupagem às relações comerciais entre consumidores e o comercio varejista; mas, há de se lembrar que isso tudo começa em um simples processo cadastral, com o qual temos que tomar o maior cuidado em manter.

Entender as preferências, a sazonalidade, o perfil de consumo, o estágio de vida, entre outras tantas variáveis, é o grande diferencial nas relações comerciais. O cliente gosta de ser conhecido, de ser bem tratado, de receber uma correspondência com seu nome correto, de ter o tratamento adequado. Afinal, quem não gosta de sentir-se realmente especial e “notado”?

Só oferecemos algo a quem nos interessa. Por isso, conhecer seu cliente é o primeiro passo para fidelização.

No sistema GigaERP todas essas questões cadastrais são consideradas e, em última análise, colaboram para a fidelização do cliente. Genericamente, não só cliente, mas para todas as outras “pessoas” (fornecedores, vendedores, transportadoras, convênios, funcionários, etc.) o GigaERP possui recursos para que se possa ter um relacionamento mais próximo e com vantagens ao negócio da empresa.

Quanto aos cadastros de pessoas existentes no GigaERP, você pode dar uma olhada nos vídeos correspondentes, clicando no link abaixo:            https://www.youtube.com/user/canaltvgiga/search?query=pessoas

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Publicado em Franquias

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