Internacionalização da Marca: Vale a Pena?

A busca por expandir seus negócios e tentar atingir um novo cenário de atuação é cada vez mais frequente, e que empresas brasileiras levem suas operações para fora do país, a chamada “internacionalização da marca”. Afinal, em um período onde o Brasil passa por extrema fragilidade econômica e política, é natural que haja essa movimentação para territórios no exterior.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), em 2013, apontou que a internacionalização das empresas nacionais cresceu 1,6%, passando de 21,3% em 2012 para 22,9% no período posterior.

Já no ano de 2015, um levantamento chamado “Gestão Internacional e Empresas Brasileiras”, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), mostrou um crescimento de multinacionais brasileiras em solo estrangeiro equivalente a 50% entre 2010 e 2015.

Mas é necessário deixar claro que não é preciso ser uma empresa gigante para se internacionalizar. É óbvio que deve se ter uma consolidação da marca no país para avançar rumo aos demais, porém, o tamanho – de certa forma – não importa.

Todos esses dados servem para comprovar algumas questões. Uma delas está na limitação dos brasileiros em empreender em seu país. Não se deve generalizar, mas, em muitos casos, os empreendedores se deparam com algumas dificuldades tributárias e burocráticas, inviabilizando o avanço de seus negócios. A crise econômica também é um grande fator.

A internacionalização, sem dúvidas, agrega muito valor e reconhecimento para a marca. Com atuação fora do território nacional, as operações podem melhorar até mesmo dentro do país de origem da marca.

“O Cenário que atuamos hoje demonstra uma ambiente competitivo, onde as grandes marcas começam a expandir. A importância de internacionalizar a rede está conectada com a competição, mas, além de tudo, agregar um valor e um diferencial na solução que apresentamos fora do pais”, afirma Victor Ruiz, gerente comercial da Gigatron Franchising, franquia do setor de tecnologia que começou seus trabalhos em busca da internacionalização.

A rede apresenta alguns modelos de negócio focados na Certificação Digital e em Softwares de Gestão ERP. Eleita a melhor franquia do segmento tecnológico do Brasil no ano passado, agora foca em levar o nome da rede para os Estados Unidos.

Com o início do processo em fevereiro deste ano, a franquia chegou, com sua primeira unidade, a São Francisco, na Califórnia. A escolha pelo local pesou por conta do alto número de brasileiros na cidade e por ser um polo tecnológico primoroso.

A princípio, o modelo de negócio trabalhado é o de Certificados Digitais, onde o franqueado pode atuar como PA (Ponto de Atendimento) ou como AGR (Agente de Registro).

“Hoje, visamos diversas colônias de brasileiros localizadas fora do país, nosso principal foco é atender essas pessoas sem precisar que elas venham até o Brasil. Isso porque, hoje, o certificado digital é algo indispensável na vida dos brasileiros para realização de diversos trâmites”, destaca Victor.

No ano de 2016, a Gigatron faturou R$27 milhões. Com a internacionalização dos serviços, a meta é alcançar R$34 milhões, com a previsão de dez franquias atuantes em território norte-americano, nas cidades de Miami, Dallas, Nova Iorque e Boston. Alemanha, Portugal, Reino Unido (Londres) e Itália (Madri) já estão em processo de negociação.

Publicado em Franquias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.321 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: