Alguns mitos e verdades sobre a Certificação Digital

BusinessCard_CreditCard_Hand_Mockup_CursiveQ

Com a pluralidade dos avanços tecnológicos, grande parte dos processos, antes com a necessidade de se realizar fisicamente, nos dias atuais permitem-se sua efetivação de modo virtual. Um desses serviços é o Certificado Digital, meio que possibilita que trâmites burocráticos sejam feitos de uma plataforma eletrônica, como assinaturas de documentos com validade jurídica.

Abaixo, listamos alguns mitos e verdades correspondidos à certificação. Veja e tire suas dúvidas:

O Certificado Digital é fácil de ser fraudado”

MITO. Por contar com chaves criptografadas, biometria e o cadastro digital completo do indivíduo, além das adequações feitas nos últimos tempos para otimizar a segurança, esse processo exige um grau de dificuldade muito maior de ser burlado.

O certificado digital funciona como uma garantia de que você está realmente seguro, através do processo de homologações e assinaturas criptografadas. As assinaturas digitais só podem ser aceitas quando são certificadas por alguma autoridade, que vai associar a uma chave e criar, então, o certificado digital, que tem um valor jurídico”, explica Victor Ruiz, agente de registro da franquia de certificados digitais da Gigatron.

Seu uso é exclusivo do titular”

VERDADE. O certificado digital é intransferível e deve ser usado unicamente por seu titular. O certificado é sua identidade.

Não é nada recomendável compartilhá-lo com outras pessoas.

A maioria dos processos pode ser feito digitalmente”

VERDADE. É uma das principais vantagens do certificado. Ou seja, não é preciso estar presente para a realização desses processos.

A certificação digital hoje permite que processos que tinham que ser realizados pessoalmente ou por meio de inúmeros documentos em papel, possam ser feitos totalmente por via eletrônica. Com isso, tornam-se menos burocráticos, mais rápidos e, por conseguinte, mais baratos”, afirma Victor.

Só empresas podem ter o certificado”

MITO. Apesar de o governo estar ampliando a exigência às empresas, profissionais como advogados, médicos e contadores, por exemplo, também têm direito à tecnologia.

No caso dos médicos, emissão de notas fiscais eletrônicas e de laudos necessitam da certificação para sua validade jurídica.

É um dos serviços que mais cresce no ramo tecnológico”

VERDADE. Para se ter uma noção de sua grandeza, no período de abril de 2015 a abril de 2016 foram emitidos quase seis milhões de certificados digitais, de acordo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

E ainda segundo Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), o Brasil já ultrapassou os 10 milhões de Certificados digitais emitidos, considerando todo o estoque de Certificados, a partir de números do ano passado.

Publicado em Franquias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.318 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: