A estruturação do comissionamento nas vendas

comissao-de-vendas

Você já deve ter ouvido falar que é “perigoso” trabalhar com vendas. Parte disso é referido ao comissionamento que, por vezes, é aplicado de maneira equivocada pelas empresas. E o que era para servir como motivação, fim do comodismo e alavancagem nas vendas, apresenta-se com maus resultados financeiros.

Cabe ao empreendedor ou gestor da empresa saber inserir isto e fazer com que o time de vendedores “compre a ideia”. A lucratividade deve partir, acima de tudo, de uma estratégia e planejamento afiados.

Entretanto, antes de aderir a medida, é preciso analisar se a implementação do comissionamento não acarretará em problemas financeiros no seu negócio.

Uma regra eficaz é fazer com que o custo da venda não ultrapasse 20% do faturamento. Ou seja, os custos com salários, encargos (se aplicáveis), impostos e comissões. Mas está regra se aplica no cálculo de custos de venda interna, não considerando custos indiretos e ainda descontos ou comissões externas. Por isso 20%. É o teto limite”, explica o consultor e palestrante Marcelo Ortega para o site “Catho”.

Estabelecer o real modelo a ser seguido ao time de vendedores é essencial para o bom relacionamento com o setor. Afinal de contas, ter um grupo motivado possibilita a busca pelos resultados.

Todos os modelos têm prós e contras, mas você, gerente de vendas, deve ser claro com sua equipe, quais são as regras e os resultados esperados. Todos devem saber o quanto podem ganhar, afinal, vendedor adora calcular comissão.”, destaca Marcelo.

Por isso, cabe ao gestor ter cuidado e saber projetar isso para a prática de modo eficiente.

Comissão sobre vendas é um incentivo necessário para atingir suas metas de faturamento. A equipe de vendas precisa estar centrada nessas metas e ter consciência que, sempre que atingi-la, receberá essa comissão. Um motivo para trabalhar bem direcionado e motivado”, frisa o empreendedor João Paulo Figueiredo.

Publicado em Franquias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.318 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: