Planejamento de vendas: algumas dicas para otimizar este processo

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O conhecimento na área de vendas é um dos grandes atributos para o empreendedor. Saber otimizar, dinamizar e planejar na hora vender exige responsabilidade, mas, acima de tudo, muita disciplina e estratégia.

Embora existam diversas técnicas e várias teorias para vender, nenhuma é garantia de efetividade. Cada empresa, estabelecimento e empreendedor vive uma realidade distinta, com diferentes tipos de público e com metas e propostas divergentes, logo, discriminar passos e medidas como um todo, sem entender a realidade de cada empreendimento, é vago.

Portanto, primeiramente, conhecer seu público é um dos principais pontos para a melhora no processo. E não é apenas saber para quem está vendendo, sua faixa etária e coisas afins. É realmente traçar uma pesquisa sobre essas pessoas que serão o foco de suas vendas: “por que essa pessoa se interessa por meu produto?”; “quais são seus interesses?”; “o que a faz consumir produtos do mercado que atuo?”. Será a partir de questionamentos como esse, que habilitará ao vendedor uma eficiência maior nas vendas.

O mesmo vale para o mercado, ou seja, conhecer os concorrentes, como atuam, quais são as novidades, compreender os perídios do ano que mais o favorece. Verdadeiramente, estar ligado ao nicho que trabalha.

O planejamento nas vendas também engloba a definição de objetivos e metas. Nada de aplicar conceitos que fazem com os vendedores trabalhem sob extrema pressão. É preciso agir com que o mesmo saiba o que está fazendo e que não haja somente por conta das metas. É essencial estar afiado com o time de vendedores e, semanalmente ou quinzenalmente, sentar para fazer um balanço disso tudo, tendo a competência de animá-lo e cobrá-lo de maneira profissional e saudável.

As estratégias e táticas definidas devem ser estudadas e, caso não estejam sendo eficazes, necessitam ser mudadas, sem a imposição de manter uma mesma postura sem resultados. E para que esse processo seja apropriado e conveniente com seu público, ao vendedor requer, por exemplo, documentar seus resultados, conhecer as novas tendências, construir uma base de dados e ter referências de negócios.

Publicado em Franquias

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