5 dicas para futuros empreendedores

Portrait of a smiling man looking relaxed and confident in his workspace where he roasts coffee beans and distributes them

O empreendedor Marcelo Salomão listou algumas orientações para quem deseja abrir seu próprio negócio.

Uma pesquisa realizada no mês de abril do ano passado constatou que cerca de 38,5 milhões de brasileiros desejam empreender ou abrir seu próprio negócio. O levantamento feito pelo Instituto Data Popular ainda revelou que, desse número, 78% já pensam e se preparam para a abertura do estabelecimento ou negócio próprio.

Entre os diversos fatores que levam a mudança, estão a necessidade de uma renda extra e iniciativa de ser o respectivo “patrão”.

Entretanto, iniciar nessa vida empreendedora tem seus desafios. Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising – empresa atuante no setor de tecnologia – e empreendedor desde os 16 anos de idade, listou cinco dicas para quem deseja se inserir no mercado com seu próprio negócio. São elas:

1. Faça muita pesquisa

De acordo com Marcelo, uma considerável pesquisa de campo é sempre conveniente. É preciso conhecer o mercado que adentrará.

Nesses levantamentos, apure aspectos gerais do contexto do setor; os pontos positivos, negativos; as estratégias de seus futuros concorrentes; as chances de lucratividade e de possíveis prejuízos; conhecimento de seu público-alvo e de eventuais fornecedores.

Uma pesquisa aprofundada tratá excelentes resultados.

2. Seja apaixonado pelo negócio que procura

Saiba escolher o campo que atuará com base em seus gostos particulares. Escolher um segmento somente por sua possível rentabilidade não é nada aconselhável.

Não adianta fazer algo que não gosta. Por exemplo, em meu caso, adoro tecnologia, coisas inovadoras, pessoas… por isso, faço tudo com muita paixão. Seja um empreendedor de sucesso mesmo não ganhando muito dinheiro, sendo feliz com suas escolhas e suas conquistas”, destaca Marcelo.

3. Tenha uma quantia de dinheiro para garantir 6 meses de operação

A dica é um alerta. Para Marcelo, o capital necessita render, no mínimo, em uma periodicidade semestral.

Com isso, suas chances de prejuízo serão menores. Isso está atrelado ao planejamento empreendedor e financeiro.

4. Trabalhe muito

Apesar de ser uma recomendação corriqueira, está além do esforço para o sucesso do negócio. Está na vontade de fazer dar certo, juntamente do foco e do estímulo para gastar horas de lazer para com seu empreendimento.

Acredite, todo o esforço inicial é totalmente válido para o andamento de suas movimentações. “Enquanto seu concorrente dorme, você trabalha, isso aumenta, consideravelmente, suas chances”, afirma Marcelo.

5. Não desista fácil

Se você está disposto a empreender, precisa estar, também, preparado para prováveis mudanças repentinas, prejuízos e insucessos.

Tenha ciência, antes de sua entrada no mercado, que nem tudo será conforme planejou e, muito menos, como esperou que seria ou vai ser.

Marcelo Salomão diz que a resiliência é essencial para o nicho. “Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente”, frisa.

Publicado em Franquias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.320 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: