Certificado Digital pode ser utilizado para abertura de contas bancárias pela internet

internet_banking__blogCom a constante inclusão de serviços que saem unicamente da plataforma presencial para migrarem aos meios virtuais, os procedimentos bancários também acompanham o avanço e adotaram o método.

Nas últimas semanas, o Conselho Monetário Nacional (CMN) noticiou que a partir de agora os bancos podem disponibilizar a abertura de contas correntes e da caderneta de poupança pela internet. De acordo com o Banco Central, a medida visa proporcionar uma maior segurança e praticidade.

O procedimento de abertura sempre foi presencial. Nele, o indivíduo necessitava se locomover até a agência, munido de seus documentos pessoais, comprovantes de residência e demais comprovações.

Sempre achei o processo uma coisa muito burocrática. Embora rápido, exige que o cliente compareça ao local. Isso me intrigava muito, pelo fato da não inclusão e adaptação desses processos para plataformas visuais”, explica o comerciante Ronaldo Raval, 22.

Segundo o Conselho, medidas mais eficazes de seguranças poderão ser implantadas, como reconhecimento por voz, verificação de localização e registro de IP. Além dessas, uma medida para confirmação poderá ser realizada por meio do Certificado Digital.

A utilização do certificado digital para abertura de um conta bancaria é um ponto positivo, porque traz uma segurança a mais para quem está abrindo, até mesmo uma garantia, pois a possibilidade de ser fraudado é menor, além de agilizar o processo, por conta de ter todos os dados em um dispositivo unificado”, afirma Victor Ruiz, agente de registro e da franquia de certificados digitais da Gigatron.

A certificação será feita partindo do princípio de reconhecimento e comprovação de quem está fazendo a abertura. Ou seja, um ponto positivo se comparado com o processo realizado de modo presencial, pois, no segundo caso, fraudes de documentos e comprovações são mais fáceis de acontecer.

O certificado digital funciona como uma garantia de que você está realmente seguro, através do processo de homologações e assinaturas criptografadas. As assinaturas digitais só podem ser aceitas quando são certificadas por alguma autoridade, que vai associar a uma chave e criar, então, o certificado digital, que tem um valor jurídico”, explica Victor.

A abertura de contas na web ainda não foi implementada em nenhum estabelecimento bancário, mas as projeções são de que em breve as instituições iniciarão o serviço.

Publicado em Franquias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.320 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: