Adaptação

O conceito da palavra adaptação parte do princípio de uma solução ou adequação a determinadas situações que mudam inesperadamente e exigem um posicionamento reativo.

No mundo corporativo esse conceito é essencial para a sobrevivência de empresas, manutenção do posto de trabalho, mas principalmente para que a evolução possa continuar frente a situações adversas que o mercado e a economia podem apresentar.

Crises, concorrência, inovação, mudanças de leis desfavoráveis, políticas econômicas mal elaboradas podem afetar a saúde financeira e o crescimento das empresas de forma radical.

Podemos citar o exemplo da indústria fonográfica que se consolidou através da venda dos discos de vinil, onde artistas e gravadoras ganharam muito dinheiro durante décadas e que, posteriormente, houve mudanças na forma de consumo desse tipo de produto passando por fitas cassetes, cd’s e, por fim, ao mp3 que alterou profundamente a relação de consumo entre todos os envolvidos nessa indústria.

Houve inicialmente uma resistência muito grande com relação ao fato das pessoas poderem baixar músicas ao invés de compra-las sendo comparado inclusive a um tipo de pirataria destrutiva e que levaria gravadoras e músicos à falência. Independentemente de qualquer discussão, o fato é que naquele momento uma evolução começou a acontecer e uma nova ferramenta, a internet, passou a ser utilizada com mais intensidade e força por todas as pessoas do mundo.

A resistência à essa ferramenta existe até hoje, mas voltando a análise da indústria fonográfica, artistas, gravadoras e empresas relacionadas a esse ramo passaram a se aliar à internet ao invés de vê-la como uma inimiga. Shows passaram a ter uma maior produção e por consequência uma maior expressão e receita, divulgação de clips e novidades através do Youtube que inclusive pode ser monetizado, sites que disponibilizam músicas para que os ouvintes paguem o quanto quiserem também possuem casos de sucesso, entre outros.

O cinema também no início sofreu com a pirataria e fez o mesmo, divulgando teasers, novidades, promovendo debates, criando canais de curiosidades entre outros.

No Brasil temos instalada uma crise (mais uma…) que assim como a internet, ameaça diversos setores da economia e que, mais uma vez, recebem esse cenário como algo negativo, inclusive com algumas pessoas dizendo ser irreversível do ponto de vista do crescimento.

Mais uma vez temos um desafio a nossa frente, onde nossas atitudes, entendimento e adaptação irão dizer como serão os próximos anos e como o mercado irá reagir frente a mais uma provação. Entender a história nesses casos é fundamental, pois assim como a internet, a crise deve ser um momento de reflexão, mudança de estratégia, adequação e visão.

Você conhece nossa franquia de Certificados Digitais? A Gigatron oferece a você a chance de entrar nesse mercado que só tende a crescer!banner-certificado

Publicado em Artigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.318 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: