3 Lições Importantes do Franchising

blog

Qualquer pessoa interessada em abrir a sua franquia realiza alguns procedimentos básicos antes de investir, o que é fundamental para o futuro sucesso de seu negócio. Pesquisa, identificação com negócio e conhecimento aprofundado sobre todos os detalhes são apenas alguns desses procedimentos, mas apesar de todos os cuidados algumas lições acabam passando e confundindo o empreendedor nesse momento decisivo.

Retorno de Investimento: Esse é um dos pontos mais questionados por quem tem a intenção de abrir sua própria franquia por razões óbvias. Embora existam uma série de variáveis que podem influenciar diretamente nesse aspecto, o futuro empreendedor muitas vezes prefere dar atenção a números e resultados de outros franqueados para assim tomar de base.

Entretanto, é importante considerar também fatores locais e as necessidades daquele mercado, além da situação econômica de maneira geral. Mesmo que você tenha franqueados pré-estabelecidos que possuem grande faturamento em suas franquias, isso não quer dizer necessariamente que todos aqueles que entrarem no negócio terão sucesso parecido.

Uma economia em recessão ou um período de baixo faturamento para um determinado modelo de negócio pode contribuir para que um novo franqueado tenha grandes dificuldades e possa até mesmo quebrar antes de iniciar seu ciclo.

Comparações nesse momento também devem ser feitas com cuidado, afinal, cada empreendedor tem um tipo e um perfil diferente.

COF e outros documentos: A análise cuidadosa da documentação também é um fator importante que antecede a abertura da franquia e deve ser feito com calma e muita atenção, pois é nos documentos da COF e outros que irão explicar sobre as regras que você deverá seguir, as taxas, royalties e outros pontos que irão impactar no faturamento de sua franquia.

É muito comum, não somente no mundo dos negócios, a falta de atenção para contratos e documentos, ocasionando situações de mal-estar entre franqueadora e franqueado.

Todos os pontos devem ser lidos e debatidos com a franqueadora antes do fechamento do negócio e principalmente itens que deem margem a mais de um tipo de interpretação.

Home Office: Alguns modelos de negócio permitem o formato home office para minimizar custos de estrutura e permitir uma instalação mais prática.

Esse formato de trabalho pode causar grandes confusões se o modelo de negócio, não for extremamente estudado e detalhado pelo empreendedor.
Alguns empreendedores quando se deparam com o termo, acreditam que será um tipo de negócio onde ele não deverá ter grandes preocupações com a prospecção de clientes e realizar trabalho de campo.

Com a expansão da internet diversas tarefas e negócios podem ser feitos dentro do formato home office, porém, o mundo online é apenas uma extensão do mundo “off-line” e como tal dependem um do outro para que ações comerciais ou de relacionamento aconteçam efetivamente.

Isso quer dizer que o trabalho home office não significa que todo o escopo do negócio acontecerá apenas na internet, pois é muito provável que ações de campo para aquisição de novos clientes, visitas a fornecedores, ações para viabilizar processos de logística e outros também componham sua rotina de trabalho.

Portanto, entenda todos os processos e estude muito bem como funcionará o seu retorno de investimento levando em consideração todos os fatores exatos e as variáveis que compõe esse cenário.

Estude contratos e documentos sem pressa para no caso de dúvidas questionar, debater e se preciso envolver um consultor ou um advogado para obter a orientação necessária.

Entenda que o formato home office pode variar de negócio para negócio, mas todas obedecem a regra principal de que se o trabalho for home office, dentro do ambiente online, isso simplesmente quer dizer que você estará a frente de uma extensão do mundo off-line e que isso poderá implicar em ações de campo que fujam do seu ambiente caseiro.

Conheça o GigaEducação, franquia destinada para quem tem interesse em oferecer cursos na área administrativa, para quem busca o primeiro emprego ou pessoas que querem melhorar sua posição profissional.franquia-educacao

Marcado com: , ,
Publicado em Artigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.318 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: