Empreender em momentos de recessão é possível

blogempreendedor

Em momentos de recessão econômica muitas vezes os empreendedores persistem com a seguinte dúvida “será que é momento de investir? Será que é momento de abrir um negócio?”, ou ainda “será que é momento de procurar investidores para algo inovador”?

Às vezes o cenário econômico parece não ser propício para grandes realizações, principalmente quando se fala em investir, gastar dinheiro com uma ideia, ou ainda o problema da incerteza do que pode ou não dar certo, em um momento em que todos estão com problemas de monetários.

Por pior que seja o cenário, sempre existe algum nicho no mercado que não está sofrendo com a recessão, por isso a necessidade de uma pesquisa profunda a respeito de sua ideia para um negócio. Às vezes o seu empreendimento pode estar sendo beneficiado com a recessão, por ser um produto de necessidade, por ser um serviço de apoio a algum produto de necessidade básica que todos têm que comprar, enfim, apenas com a boa e velha pesquisa de mercado você irá descobrir isso.

A ideia é não entrar na neurose que muitos têm quando a economia vai mal, uma das qualidades de qualquer empreendedor é a esperança! Porque esta, é a grande âncora que torna viável a capacidade de um indivíduo tornar sua ideia tão relevante que se torna um negócio rentável.

A pesquisa da qual eu falei não é aquela que fazemos empiricamente perguntando para os amigos do tipo: será que vai dar certo isso que eu estou pensando em fazer?

Pesquisa é algo sério que tem que ser feita por meio de casos de sucesso, casos que fracassaram, ou ainda negócios que deram certo, mas que declinaram depois de certo tempo, você precisa entender o porquê de isso ter acontecido.

Por mais que o seu negócio seja inovador, sempre existe alguém que criou algo, similar a sua ideia (nem que seja de longe), pesquisar também pressupõe um pouco de humildade, pois aquela velha máxima de que nunca iremos saber tudo é muito aplicável aquele indivíduo que gosta de viver perigosamente sendo um empreendedor.

Então veja bem! Acabei de dizer que, mesmo na recessão existem janelas favoráveis para o investimento e também para a criação de novos negócios, mas com pouco dinheiro na praça às vezes vai ser difícil conseguir capital necessário para as operações, as instituições financeiras geralmente aumentam os juros, daí o spread bancário aumenta e você terá que correr atrás de soluções mais baratas, como investimento de terceiros, um amigo, parente ou alguém que possa acreditar na sua ideia e tem o capital necessário para colocá-lo em prática, não estou dizendo para você correr atrás de um sócio, mas se você quiser um não tem problema.

Esta questão de ter um sócio não é muito relativa ao que você pensa para longo prazo, uma vez ouvi a seguinte frase: “ninguém dividi sucesso apenas os problemas”, então fique esperto se alguém te convidar para participar de um negócio inovador como sócio, esta pessoa pode estar querendo dividir apenas os problemas e não o sucesso.

Não tenha medo de postergar a sua ideia para um futuro onde o cenário econômico seja mais favorável, porque fracassar pode dar maior motivação para fazer algo de maneira diferente e de forma otimizada, tudo é possível quando o mercado está menos restrito e especulativo, mas o nível de dificuldade que estes momentos de incerteza trazem pode ser o gás que alguns empreendedores precisam para deslanchar.

Sonho é uma questão abstrata que pode se tornar realidade ou não, como disse acima, saiba bem o que você quer, para que você não caia nas as armadilhas que o mercado com alto grau de especulações esconde durante o caminho.

Todo novo negócio é frágil no seu nascimento, então tomar todos os cuidados nunca é demais, um check list sempre é uma boa saída. Para que isso aconteça a sua organização deve ser maior, porque só para lembrar, estamos em momento de recessão, e isso é como uma estrada estreita à beira do precipício, um deslize e daí já sabe!

Poderia numerar vários segmentos do mercado que tem grau aparente de crescimento em ambientes não favoráveis, mas daí seria fácil demais, todo empreendedor tem que ter a paciência e a força de vontade para buscar elementos que consolidem a sua ideia, independente do que seja dito no mercado, pesquise e veja se é isso! Pois umas das armadilhas e essa, quando o bolo diminui alguém sempre fica sem seu pedaço, e plantando incertezas alguns predadores existentes no mercado garantem sua fatia, utilizando da inocência e medo dos novatos.

Não estou dizendo para você ir em frente e duvidar de tudo e de todos, a questão é simples: ter pés no chão é algo muito responsável, principalmente se você é um milionário e uma perda financeira não seria sua ruína, se você tem muito dinheiro e acha que pode fazer o que quiser, você está certo, mas lembre-se fracassos contínuos minam qualquer fortuna, então novamente a questão da humildade.

Enfim, pesquise, confie em seus instintos, saiba ouvir os players de mercado mais maduros e o mais importante tenha os pés no chão e saiba que nunca podemos ser um copo cheio!

Artigo escrito por Cezar Alberto Mendes

Você conhece nossa franquia de Certificados Digitais? A Gigatron oferece a você a chance de entrar nesse mercado que só tende a crescer!

banner-certificado

Marcado com: , , , ,
Publicado em Artigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.320 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: