Jovem desenvolve tecnologia para unificar todos os cartões

10384340_823252634407223_3308049287512824123_n

Nossas carteiras andam bastante cheias. E não é necessariamente cheia de dinheiro, vale dizer. São cartões bancário, de crédito, de convênios médicos e de várias outras coisas. Se somos roubados, perdemos tempo cancelando tudo e pedindo inúmeras segundas vias. Uma alternativa a toda essa bagunça foi lançada, no começo deste mês, nos Estados Unidos: o Stratos Card, que armazena as informações de vários cartões em um só.

O CEO e cofundador da empresa é Thiago Olson, 25 anos. Filho de mãe brasileira e pai americano, ele ficou famoso por construir, enquanto estava no colegial, um reator nuclear. Depois, foi estudar física de plasmas e engenharia elétrica. Trabalhou ainda em laboratórios em seu país e no Cern, complexo de física em que fica localizado o Grande Colisor de Hádrons, acelerador de partículas construído para que os cientistas entendam melhor as origens do Universo. Em reconhecimento à sua trajetória, o planeta-anão 23262 Thiagoolson foi batizado com seu nome.

Apesar de seu trabalho na física, Olson resolveu empreender na área de pagamentos móveis. Essa mudança de área ocorreu porque o jovem enxergou uma oportunidade interessante neste mercado. Olson diz que grandes empresas de tecnologia já trabalham em métodos que dispensam os cartões e usam somente o smartphone para as transações. O problema é que os usuários, segundo ele, não se interessam muito em pagar suas contas desse jeito e, por isso, os donos de estabelecimentos comerciais não oferecem essa forma de pagamento. Com o objetivo de construir uma ferramenta mais útil e que pudesse ser aceita em qualquer lugar, Olson criou, em 2012, a Stratos Card. O empreendedor tem dois outros sócios: Chris Bartenstein, 27, e Henry Balanon, 31.

Foram três anos de desenvolvimento do dispositivo. “Nosso primeiro protótipo foi construído com base em um iPod. Depois, trabalhamos para que todos os componentes eletrônicos da tecnologia fossem miniaturizados. Na verdade, o Stratos é um computador que cabe dentro de um cartão”, afirma Olson.

O cartão acompanha um leitor de cartões, que pode ser conectado à entrada do fone de ouvido do smartphone. O leitor passa as informações de todos os cartões para o celular. Ao mesmo tempo, o aparelho se conecta, via Bluetooth, ao Stratos Card. A partir desse momento, o usuário pode deixar todos os seu cartões em casa e usar apenas o Stratos.

Na hora de efetuar algum pagamento, basta encostar o cartão no telefone. Automaticamente, o visor mostra quais dados estão cadastrados. Depois disso, o usuário escolhe qual deles quer usar e, automaticamente, o Stratos “se transforma” neste cartão. Se o Stratos for roubado, o usuário só precisa desativar o cartão pelo celular. Caso o usuário perca tanto o celular quanto o cartão, as funções de bloqueio do smartphone impedirão o acesso pelo ladrão. E como todos os “cartões originais” estão guardados em outro lugar, não é preciso perder tempo fazendo vários cancelamentos.

O Stratos Card é vendido por meio de uma assinatura. Um ano do serviço custa US$ 95, enquanto o plano de dois anos fica por US$ 145. Segundo Olson, o valor não é caro para o mercado americano. “Quando dividimos os valores por mês, o preço fica parecido com o cobrado por aqui. Além disso, temos uma central de atendimento que é custeada com esse pagamento.”

Olson não informa sua meta de vendas e tampouco fala de planos de expansão internacional. No entanto, afirma que a Stratos Card já trabalha no aperfeiçoamento do produto. A expectativa é criar, no médio prazo, modelos com identificação biométrica e que permitam downloads. “O plano é que novas versões possam baixar informações de cartões de crédito. Ou seja, em vez de pedir um cartão para um banco, o usuário poderá recebê-lo diretamente no seu Stratos.”

Mais informações sobre a tecnologia podem ser encontradas no vídeo abaixo. Confira:

Fonte:  Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Marcado com: , , ,
Publicado em Tecnologias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.318 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: