Conheça dicas que todo estudante deve saber antes de entrar na faculdade

size_590_Jovem_estudando_e_escrevendo_em_bancada

Quando se fala de entrar na faculdade, a maior preocupação dos estudantes são os processos seletivos, como vestibulares e Enem. No entanto, as questões acadêmicas não devem ser os únicos elementos a serem levados em conta na preparação psicológica para essa grande mudança: o ambiente universitário traz consigo todo um estilo de vida ao qual o jovem deve se adaptar.

Embora no começo tantas novidades possam ser assustadoras, com algumas dicas a transição pode ser mais leve e deixá-lo livre para se concentrar apenas nos aspectos positivos dos anos de estudos.

Nesse sentido, começar a guardar dinheiro desde o Ensino Médio é uma ótima ideia para se adaptar mais tranquilamente às necessidades financeiras da faculdade. Em geral, os alunos universitários acabam gastando mais com material e, nos casos daqueles que viajam para estudar em outros estados, existem mais despesas com transporte e aluguel, por exemplo. Por isso, é interessante começar a poupar dinheiro para garantir mais recursos durante os anos de curso e encontrar maneiras de economizar, como odownload de livros online.

Além de administrar bem o dinheiro, um universitário precisa ter uma boa organização em relação ao tempo. O ideal é que se possa viver toda a experiência acadêmica, como se envolver em projetos, voluntariado, equipes esportivas e organizações estudantis, mas isso só será possível com um bom planejamento, caso contrário haverá uma sobrecarga de atividades. Se organizar em relação a provas e trabalhos também é essencial para manter um ritmo produtivo e sem se estressar com prazos.

Utilizar a estrutura da instituição também é uma ótima maneira de conseguir ainda mais ferramentas para a sua formação. Além de bibliotecas e laboratórios, tenha em mente que os professores também são fontes de recursos valiosas, que ultrapassam as fronteiras da sala de aula. São eles que poderão fazer recomendações sobre o seu currículo, indicar bons materiais de apoio e contribuir também com orientação e experiência. Por isso, criar um bom networking com os docentes deve ser algo a se pensar desde o início das aulas.

Por fim, mas não menos importante, é preciso traçar metas antes de se matricular. Em muitos momentos, o cansaço e outros obstáculos aparecerão no caminho e desistir pode se tornar uma opção. Para evitar que isso aconteça, tenha em mente quais são seus objetivos, o quanto a graduação é importante para você. Se for o caso, faça uma lista de motivações e tenha-a com você, para revisitá-las sempre que preciso. Seguindo essas dicas, seus próximos semestres no Ensino Superior serão muito mais agradáveis e produtivos.

Fonte: Universia Brasil

Marcado com: , , , ,
Publicado em Artigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.318 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: