Os 5 maiores erros cometidos nas vendas

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Uma venda qualificada e satisfatória depende de vários fatores, que muitos vendedores por terem a intenção somente de vender, não levam em conta. O especialista em vendas Grant Cardone, autor de quatro livros na área e consultor de empresas de todos os portes, listou para o site da revista Entrepreneur alguns dos erros que os vendedores cometem com mais frequência:

1. Não vender uma solução
As pessoas costumam comprar produtos que solucionem seus problemas. Um erro comum é passar muito tempo falando sobre a oferta em vez de explorar como o produto pode ajudar o consumidor. Foque suas apresentações nos problemas que serão resolvidos.

2. Ser dependente de uma apresentação 
Alguns vendedores passam horas criando apresentações para seus produtos e acabam ficando dependentes disso. É importante ter ferramentas que auxiliem sua explicação, como slides informativos.  Mas também é essencial saber explicar o produto ou serviço sem a necessidade de uma apresentação.

3. Não fazer perguntas difíceis
Quem tem medo de fazer perguntas para o cliente pode perder oportunidades importantes. Pergunte como a pessoa está se sentindo em relação ao preço ou por que ela escolheu sua empresa em vez de uma concorrente. Esses questionamentos ajudarão você a definir detalhes com o cliente.

4. Acreditar apenas no preço
Ninguém compra um produto só pelo preço. Muitos vendedores acreditam apenas nele como o fator decisivo para a venda. Ainda que o consumidor esteja preocupado com o dinheiro, é possível fazer com que ele pague até um valor mais alto por algo capaz de conquistá-lo.

5. Não demonstrar intenção para fechar o negócio
Boa parte dos clientes se impressiona quando você deixa clara a sua vontade de fechar o negócio naquela ocasião. Frases do tipo “quero ver meu produto na sua empresa ainda esta semana” ajudam a transmitir credibilidade. Pode acontecer de você ouvir respostas como “eu não quero fechar negócio tão rápido”, mas ainda assim sua imagem se manterá confiante. Só tome cuidado para não demonstrar arrogância ao falar com o cliente.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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Publicado em Franquias

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