Quais tecnologias vamos encontrar nas lojas do futuro?

loja-virtual-digital

O nosso jeito de fazer compras vai mudar nos próximos anos. Quem aposta nisso é Antonio Saramago. Ele é o executivo-chefe no Brasil da Onthespot, empresa de tecnologia voltada para experiência de venda. Em entrevista a EXAME.com, ele antecipou novidades que devem transformar as lojas do futuro.

Vitrines
Equipadas com câmeras que monitoram o movimento para exibir conteúdo sob medida e capazes de interagir com quem passa por meio de ferramentas como Kinect, as vitrines interativas serão comuns nas lojas do futuro.

Filas
Dentro das lojas do futuro, nada de demora: gerenciadores de fila vão agilizar o atendimento. Presentes em alguns estabelecimentos hoje, eles devem ganhar novos recursos – como a capacidade de enviar senhas para smartphones. Segundo Saramago, o objetivo dessas máquinas é direcionar o cliente diretamente para onde ele deseja, sem enrolação.

iBeacon
Os iBeacons são sensores que transmitem dados via Bluetooth. Conectados a smartphones e outros gadgets, eles podem ser úteis para fornecer informações sobre produtos e ofertas para quem estiver caminhando pela loja do futuro. É o fim do “posso ajudá-lo?”.

Atendente
Atendentes virtuais são outra tecnologia que deve estar presente nas lojas do futuro. Porém, quem não abre mão do contato humano pode ficar despreocupado, essas máquinas sempre vão exigir operadores.

Catálogos
Procurar produtos promete ser bem mais divertido com os catálogos interativos. Eles devem fazer parte do cenário das lojas do futuro. Além disso,  essas telas poderão estar em sintonia com a música ambiente, por exemplo.

Provador
Produto escolhido, está na hora de provar, certo? Esqueça aquela cabinezinha nos fundos da loja e o desconforto de ter que tirar a roupa para experimentar uma peça. No futuro, as lojas terão provadores virtuais. Provadores permitirão que o cliente não só experimente uma peça, como escolha o melhor modelo e compartilhe o look via e-mail e nas redes sociais. Tudo isso sem tirar a roupa.

Wi-Fi
Esperando para pagar? Que tal navegar na internet? Na loja do futuro, será necessário um simples check-in nas redes sociais para liberar o Wi-Fi. É uma forma de conectar o varejo físico à loja online.

Pagamento
Crédito? Débito? Dinheiro? Esqueça. No futuro, a tendência é que novas formas de pagamento se tornem as mais comuns. Aceito hoje por 220 mil lojas dos Estados Unidos, o Apple Pay é um dos sistemas que deve se popularizar nos próximos anos. Ele usa a transmissão de dados via NFC e o leitor de impressões digitais presentes no iPhone 6 para permitir que o usuário faça compras apenas com o celular.

Satisfação
Não saia da loja do futuro sem separar cinco minutinhos para responder a uma pesquisa de satisfação. Vai dar para fazer isso num tablet. Ou até mesmo, no seu próprio smartphone.

Depois
Então você chegou em casa e não gostou do produto? Sem problemas. Na loja do futuro, cliente e lojista vão manter contato depois da compra por meio do celular. E esse contato não se limita às questões de troca. Programas de fidelidade e reclamações também vão lançar mão dos smartphones.

Fonte: Exame

Publicado em Franquias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.320 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: