16 Tendências para startups que deverão crescer em 2015

startup

Uma lista criada por investidores de uma companhia mostra 16 tendências que poderão ser adotadas por empreendedores e que podem lhe ajudar a encontra o local certo para investir seu dinheiro.

1. Realidade Virtual
A tecnologia da realidade virtual sempre foi muito adorada pelos entusiastas de computadores e de ficção científica. Quando foi colocada em prática, em meados da década de 90, fracassou. Talvez isso tenha acontecido pela falta dos recursos que já estão presentes em nosso dia a dia graças ao “estouro” dos dispositivos móveis. O sócio geral da Andreessen Horowitz, Chris Dixon, usa como exemplo o investimento do Oculus Rift, produto anunciado pela Oculus VR, adquirida pelo Facebook no ano passado.

2. Softwares empresariais
Neste ano, as corporações precisarão adaptar a sua velocidade de crescimento com as startups dedicadas ao consumidor. Estas já desenvolveram softwares com designs bonitos e funcionais, prontos para serem utilizados com sucesso.

3. Big Data
Peter Levine, da Andreessen Horowitz, acredita que o Big Data vai continuar sendo uma grande tendência em 2015, pois os sistemas vão precisar adquirir conhecimentos preditivos, como adivinhar quantos produtos serão vendidos em um dia.

4. Startups “full-stack”
Dixon acredita que estas empresas podem construir um serviço próprio completo a fim de ultrapassar os seus concorrentes. Ele cita a Apple, comentando que ela faz os seus próprios chips, aplicativos e lojas de varejo. Ele também cita a Lyft e o Uber como exemplo, já que ambas conseguem vender um software como um add-on e que o pontapé inicial foi se perguntar: “Como seria a indústria se construíssemos tudo desde o começo com a tecnologia disponível hoje?”

5. Data Center
Apesar deles estarem por aí há um bom tempo, os data centers estão sendo descartados por algumas razões. Uma delas é porque o Windows se tornou menos prevalente nestes ambientes, pois eles tem a desvantagem de não conseguir executar vários sistemas operacionais simultaneamente. Porém, a Andreessen Horowitz ainda acredita em um grande progresso para 2015.

6. Saúde digital
Vários dispositivos médicos estão sendo inventados por pessoas sem diplomas relacionados à medicina e o crescimento desse mercado deve ser grande neste ano.

7. Lojas online
O mercado na internet transformou startups em empresas bem sucedidas, como o eBay e o Craigslist. Contudo, para um dos sócios da Andreessen Horowitz, as próximas tendências do e-commerce envolvem serviços de nicho como o Instacard ou o Glamsquad.

8. Segurança
O ano de 2014 definitivamente não foi bom para a proteção de dados. Exemplos disso são o vazamento de informações da Sony e o acesso ao iCloud de celebridades. 2015 vai ser um ano em que a segurança estará mais controlada para que as empresas consigam identificar quando e de onde vieram as invasões, bloquear o sistema e controlar a perda de danos.

9. Bitcoin
Apesar da queda do valor do Bitcoin, existem três fatores a serem considerados: o serviço ainda é muito recente, logo existirão mais pedidos de pagamento usando a criptomoeda e o Bitcoin deverá sem considerado uma infraestrutura.

10. Computação em nuvem
Levine aposta em um grande potencial para que os seus dispositivos trabalhem de forma mais eficiente. Ele comenta que “nós temos mais poder de processamento em nossas mãos hoje graças aos smartphones do que como fizemos anos atrás com grandes computadores. Então, por que não criar uma transformação que leve os dados para fora da nuvem e retornem ao telefone?”, finaliza.

11. Crowdfunding
O crowdfunding vai muito além do que ajudar financeira e ocasionalmente um projeto do Kickstarter quando se está à toa em casa. Com a atual tecnologia dos smartphones, isto poderá acontecer a qualquer momento, em diversos círculos sociais.

12. Internet das Coisas
A IoT é uma solução para a cultura da nossa sociedade que, constantemente, exige a substituição de aparelhos antigos ou quebrados, pois eles não são construídos para durar para sempre. Com a Internet das Coisas, pode surgir uma nova cultura de reparo.

13. Vídeos online
Além de novas formas de monetização de vídeo, novas publicidades surgirão e o YouTube vai começar a cuidar de suas “estrelas”, que serão moldadas por empresários e empresas que desejam construir seus próprios propósitos na plataforma.

14. Seguros
Os softwares devem começar a mudar a forma com que contratamos os nossos produtos de seguros, como de saúde, casa, automóvel e vida. Isso será feito transformando a maneira em que as companhias capacitam a relação entre o segurador e o segurado, pois, com mais dados e contatos entre eles, novas dicas podem ser ofertadas para melhorar a vida de seus clientes. Como exemplo, poderão cobrar valores diferentes para motoristas que dirigem em locais de alto risco.

15. DevOps
DevOps é a junção entre as palavras “Developer” (desenvolvedor) e “operações”. Ela existe para denominar o conjunto de habilidades de um programador moderno, carreira que deve decolar em 2015.

16. Fracasso
O foco de uma empresa deve ser obter sucesso a longo prazo. Por isso, o cofundador Marc Andreessen finaliza o artigo com a frase: “Meu objetivo não é falhar rápido. Meu objetivo é ter sucesso a longo prazo. Eles não são a mesma coisa”, diz.

Fonte: CanalTech

Marcado com: , ,
Publicado em Franquias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.320 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: