Lamento, sua ideia não vale nada!

Calma, vou explicar…

Hoje estou envolvido em alguns movimentos de startups, universitários, aceleradora de negócios, mentor em empresas de software, desenvolvedores independentes e diretor de negócios em uma rede de tecnologia com atuação em 25 países e todos estados brasileiros.

ideia

Isso faz com que eu seja um alvo para atrair novas ideias e negócios, quase que diariamente recebo uma nova ideia, uma proposta, sugestões de melhorias ou novos produtos, é animador ver as pessoas querendo empreender e contribuir com alguma ideia nova, algumas são fantásticas, outras nem tanto, mas a crença do dono da ideia é empolgante, ele acha que vai transformar o mundo e sair na capa da Exame com sua ideia.

O que muitos não consegue ver é que a ideia não vale nada sem a capacidade de execução. Se você tem uma ideia e não consegue executa-la no curto prazo, apenas lamento, pois alguém vai faze-la em pouco tempo e você verá sua ideia ser executada por outra pessoa ou empresa.

Para quem tem uma ideia e está buscando investidor, é necessário responder algumas perguntas:

  1. Qual é o problema que você resolve?

  2. Qual o tamanho do mercado?

  3. Quem é o time que vai executar essa ideia?

  4. Quanto de dinheiro você precisa para um piloto?

  5. Quanto você está disposto a participar o investidor em seu negócio?

  6. Quantas horas por semana seu time vai se dedicar para sua ideia?

  7. Em quanto tempo você vai começar a gerar resultado?

  8. Como será a comercialização do produto?

A ideia virou produto, agora sim!

Depois de pronto o produto, vem o comercial, aqui a tarefa é mais complexa, pois vai exigir outras habilidades.

Você pode procurar empresas especializadas para fazer esse trabalho, normalmente são empresas que já estão com atuação em muitos lugares e já conseguiu absorver todos os custos que envolve a comercialização.

Por experiência, posso falar de nossa rede de franquias, estando a frente da expansão e novos negócios, temos a capacidade de expandir rapidamente um novo produto, afinal, estamos próximos de 100 unidades em todo Brasil.

Imagina seu produto sendo vendido por centenas de pessoas, estar na mídia, sendo divulgado em vários canais, sendo visto em dezenas de feiras em todo Brasil sem nenhum custo. Consegue imaginar? Sim, isto é possível, mas precisa responder a outras perguntas.

  1. Seu produto é escalável?

  2. Você tem capacidade de entrega?

  3. Seu time consegue dar vazão a alta demanda?

  4. Você está disposto a entregar a engenharia caso esteja impossibilitado de continua-lo?

  5. Você consegue obedecer regras?

  6. Você está disposto a ficar com um percentual menor de participação?

  7. Você está disposto a receber investimento em troca de participação da sua empresa?

No final das contas, todos nós buscamos a mesma coisa. Reconhecimento e resultado financeiro!

Marcelo Salomão Guimarães

Diretor de negócios

Gigatron Franchising

Rede de franquias em tecnologia

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Publicado em Artigo, Motivação, Software, Tecnologias

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