Você possui essa síndrome?

[A Síndrome da Bala de Prata]

Ao longo da minha vida de empreendedor tenho percebido que a maior barreira de um empreendedor iniciante é a síndrome da bala de prata. Explico: algumas pessoas acreditam que têm uma única bala de prata para matar o lobisomem. Não podem errar, caso contrário, o lobisomem pode matá-lo.

Se você acha que só tem uma única bala para matar o lobisomem vai querer dar o tiro perfeito. Vai estudar balística e viscosidade do ar. Vai estudar qual o ponto mais frágil para se matar o lobisomem e como não tremer na hora do tiro. Vai estudar até ter a certeza absoluta de que você vai matar o lobisomem com um único tiro perfeito com sua bala de prata.

O grande problema dessa abordagem é que – preste muita atenção – você não tem uma única bala, você nem mesmo tem uma bala. E não existe lobisomem!

Leia duzentas vezes: “você pode tentar e errar quantas vezes puder até que dê certo. O lobisomem não vai pegar você”.

Existe o tempo para estudar e o tempo para executar. Estude um pouco e execute. Erre rápido, volte a estudar e descobrir porque está errando e volte a executar. A execução é o segredo do sucesso em qualquer negócio. Se você gastar todo o seu tempo estudando, estudando, estudando, mas nunca executando, até saber dar o tiro perfeito, você nunca vai dar tiro algum porque a perfeição não existe.

A velha história do “eu passei mais tempo afiando o machado” é uma falácia com a qual temos que tomar muito cuidado para não cair na cômoda situação de ficar só afiando o machado (que, diga-se de passagem, dá bem menos trabalho do que derrubar a árvore).

A batalha não é contra ninguém mais além de você mesmo. O seu cérebro cria a Síndrome da Bala de Prata porque ele é muito esperto e quer lhe ajudar. Desde os tempos primórdios ele tenta lhe poupa energia para que você não precise a toda hora se alimentar (lembre-se que nos tempos das cavernas, comer não era algo tão fácil). O seu cérebro tenta lhe poupar energia para que você sobreviva com o mínimo necessário.

Poupar energia significa arranjar desculpas para que você nunca parta para a guerra. Ele é cheio de boas intenções. Uma das melhores desculpas que ele tem arranjado para empreendedores de todo o mundo é a Síndrome da Bala de Prata. Resumindo: a culpa não é sua, é do seu cérebro.

Então, da próxima vez que se pegar postergando a batalha com a desculpa que você “não sabe o suficiente”, entenda que esse é um processo natural e você tem que lutar contra isso executando o pouco que já sabe ou que já estudou.

(Texto de Conrado Adolpho Webliv)

Rede de franquias em tecnologia

Publicado em Artigo, Motivação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.321 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: