Estratégia Digital – Como usar a internet para gerar resultado

O mundo muda velozmente e o que antes era apenas imaginação virou realidade: supercomputadores, casas inteligentes, telefones com telas conectados à rede, passeios no espaço em superaviões, assim como robôs realizando trabalhos domésticos agora realmente existem. Enfim, o mundo está cheio de novas tecnologias e comportamentos, que vão impactando a todos nós, pois são movimentos importantes de mudança de formato e operação no mercado e que sinalizam uma forte tendência de evolução e ruptura de hábitos.

A multiplicação dos canais de mídia e a inserção da tecnologia em nosso dia a dia trouxe uma profunda mudança no comportamento das pessoas, mas, no Brasil, o setor que carrega a fama de criativo, inventivo e comunicativo parece ainda estar em sono profundo, quando deveria estar liderando uma revolução.

As agências de publicidade tradicionais precisam acordar para o novo e perceber que nunca foi tão certo o fim do modelo atual desse setor. Em grande parte do mundo já existem movimentos no sentido de acompanhar essas transformações. Por aqui, ainda não. Os publicitários do nosso país, que ainda resistem a um plano de mídia digital, estão perdidos em uma floresta de oportunidades.

O Brasil ocupa a terceira posição em quantidade de usuários ativos na Internet, atrás apenas dos EUA e do Japão, segundo a pesquisa Ibope Media 2013. Temos 94,2 milhões de brasileiros com acesso à internet e 97% dos usuários com presença nas redes sociais. Essas pessoas passam cerca de cinco horas por dia nas mídias sociais e fazem uso cada vez mais diversificado delas. Temos ainda a geração NET, com seu desenvolvimento cerebral afetado pelas novas tecnologias. Para os que têm menos de 16 anos, o e-mail já é obsoleto. Eles se comunicam em redes sociais, em tempo real.

Diante desse panorama, podemos afirmar sem medo: não dá para fugir da internet hoje, nem no mundo dos negócios. Ou melhor: principalmente no mundo dos negócios.

Muitas empresas, influenciadas por suas agências, ainda acreditam que podem sobreviver sem a presença digital e sem fazer uso das redes sociais. Estão enganadas. Não há futuro para a empresa que não busque formas de relacionamento nas redes. Mas é preciso saber o que dizer ao consumidor para criar uma boa percepção da marca. Na rede apenas as boas e relevantes histórias são compartilhadas.

Se a internet potencializa o desejo dos consumidores de se expressarem e muda sua relação com as marcas, estas, por sua vez, precisam se perguntar: por que o que faço é importante? Por que o consumidor desejará compartilhar em sua rede social? Mais do que conectadas, as pessoas utilizam a internet para exercer seus direitos com mais intensidade, sem receio.

Em agosto de 2009 a Talk lançou o Manual do Twitter – Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar). Foi uma excelente experiência. Criamos agora um material educativo, com base em nossa experiência na área digital (desde o planejamento até a mensuração de resultados) para ajudar você a criar, testar e implementar uma estratégia digital de qualidade, capaz de atrair novos negócios e criar mais um canal de diálogo com os consumidores. Se você estiver interessado no tema e não quer ficar perdido no tempo, baixe nosso conteúdo e sucesso: http://materiais.talk2.com.br/estrategias_digitais

Luiz Alberto Ferla é presidente do DOT digital group (Knowtec, Talk2, KeepingUp, TechFront, SocialBase, Suite Plus e DDBR) e Líder Empresarial 2012 (Fórum de Líderes).

Fonte: Convergecom

Rede de franquias em tecnologia

Publicado em Noticias de TI

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