5 maneiras de vencer o medo de abrir o próprio negócio

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela” – Charles Chaplin.

Mamãe não está mais aqui

dicas-empreendedorismo

“Manhê”, quero isso! “Manhê”, quero aquilo! “Manhê”, ele me bateu!

Mãe é sempre uma delícia. Quem ainda hoje não gosta, ou não gostaria, de correr pro colo dela em algumas situações? Tudo bem, vai lá, pode admitir. A vida é tão cheia de curvas, altos e baixos, que às vezes a figura materna parece a única que pode nos salvar dos perigos eminentes do mundo.

Bom, na infância, pelo menos, era assim. Mas, todo aquele conforto e segurança em tempo integral uma hora acaba. Assim como você, eu também passei pelo temido primeiro dia na escola. Nossa, como aquele lugar parecia grande e como aquelas pessoas pareciam estranhas!

Lembro que eu não queria desgrudar da minha mãe por nada, estava assustado. Mas aí o primeiro sinal tocou e ela me colocou no chão. Veio a professora nos dar as boas-vindas e, enquanto as duas conversavam, eu olhava para aquela mulher de óculos e me perguntava que diabos ela queria com a minha pessoa. Em determinado momento a prosa mudou e ela começou a falar foi comigo! Entretido na tentativa de compreender melhor a figura da professora, nem notei que minha mãe já havia me deixado. Quando virei ela tinha ido embora e então aquela estranha “criatura” me disse: “Mamãe não está mais aqui”. Arregalei os olhos e comecei a chorar.

Tenho certeza que muitas pessoas passaram por uma situação parecida, e também estou certo de que a maioria delas superou isso de boa. Faz parte da vida, e faz parte da vida também começar a dar os nossos próprios passos sozinho, viver novas aventuras e descobrir um mundo cheio de possibilidades.

Na escola não demorou muito até eu perceber que tinha vários colegas para brincar e que isso era melhor do que eu pensava. Daí para desgrudar da minha mãe foi um piscar de olhos. Com isso aprendi que a primeira leitura sobre um novo universo pode nos deixar assustados, fazendo com que nos apeguemos a tudo o que temos de mais seguro no momento. Entretanto, como a vida não pode parar, nós temos de seguir em frente e, mais do que isso, fazer planos e batalhar pelos nossos sonhos.

Ao que você está apegado? Se faça essa pergunta, principalmente se está pensando em abrir o próprio negócio. Talvez o medo esteja te inibindo, ou talvez você ainda não tenha percebido que “mamãe” não está mesmo mais aqui…

Mas também não pense que está totalmente sozinho, meu caro! Hoje, por exemplo, eu trouxe para você algumas dicas de grandes especialistas em empreendedorismo sobre o que fazer para vencer o medo de abrir o próprio negócio. Acredite em si!

5 maneiras de vencer o medo de empreender

vencer-medo-proprio-negocio

1. Compreenda seu perfil: Quais são suas habilidades? Qual papel ocupará em sua empresa? Antes de qualquer coisa, entenda você mesmo de maneira honesta. Como explica Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, há 3 figuras nas quais o empresário pode se encaixar: Empreendedor (toma decisões e define o direcionamento do negócio); Gestor (administra a empresa); e Operador (executa o trabalho). Segundo ele:

“Essas coisas nem sempre estão claras na mente do empreendedor. É importante identificar no que eu sou bom para trabalhar, pois é difícil exercer de forma eficiente as três figuras”.

Já, como diz Marcos Hashimoto, do Insper, o autoconhecimento é crucial no momento da montagem de um negócio.

“Quanto mais você sabe sobre você mesmo, mais você sabe onde pode pisar e onde tem que tomar cuidado”.

2. Prepare-se: Muitas vezes o medo vem da falta de preparo diante daquilo que se planeja. Então, para mudar isso leia bastante, estude o mercado, faça cursos de gestão empresarial e outros. Como ressalta Paulo Veras, ex-diretor geral do Instituto Endeavor:

“Você consegue trabalhar isso identificando quais são as áreas que não domina. Por exemplo, se não sabe o que é fluxo de caixa, corra atrás de um curso a respeito do tema. Identifique as áreas que você desconhece e se capacite nelas”.

3. Explore várias ideias: Mantenha a mente aberta e esteja disposto a retrabalhar a ideia original. Com mais informações e novas possibilidades se torna mais seguro seguir determinado caminho. Para Marcelo Aidar, da FGV-SP:

“O empreendedor tem que aproveitar e explorar novas ideias, abrir seu leque de opções para minimizar os erros na criação da proposta de seu negócio“.

4. Considere negócios relacionados à sua competência: Essa dica tem muito a ver com a primeira. O que os especialistas em empreendimento aconselham é que você aproveite seu repertório, sua bagagem profissional e pessoal para abrir o próprio negócio. No exemplo de Marcelo Aidar:

“Se eu sou da área de software, é mais provável que eu encontre oportunidades para empreender nesse segmento“.

5. Busque aconselhamento: O medo existe diante do desconhecido. Para saná-lo ou amenizá-lo, ao menos, procure se informar sobre a experiência de outros empreendedores, busque exemplos em sua área, converse com grandes empresários e recorra a apoios como os que são oferecidos pelo Sebrae. Na opinião de Marcos Hashimoto:

“Quando você ficar em dúvida, buscar aconselhamento com alguém de peso, de renome, pode ajudar a fazer com que você perca o medo de empreender”.

Essas são apenas 5 das 20 dicas que encontrei nesta matéria disponível do site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

fonte: http://bobsoftware.com.br/5-maneiras-de-vencer-o-medo-de-abrir-o-proprio-negocio

Rede de franquias em tecnologia

Publicado em Artigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.320 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: