10 razões para largar o emprego e montar o próprio negócio

Quer empreender?

Para algumas pessoas o sonho de montar o próprio negócio pode esbarrar no medo e na incerteza do sucesso. É difícil optar por deixar um emprego que lhe oferece segurança e conforto para iniciar num caminho completamente desconhecido. Sabendo o quanto pode ser estressante iniciar nesta fase, selecionamos 10 razões para largar o emprego e montar o próprio negócio. Com base nestas razões, você estará melhor preparado para tomar uma decisão.

10 razões para largar o emprego

Você saberá que está pronto para largar o emprego se estiver de acordo com a maioria das razões aqui selecionadas, mas lembre-se de pedir o conselho de pessoas de confiança, muito próximas a você, pois situações onde há risco, as decisões sempre devem ser tomadas a partir de mais de um ponto de vista.

negócio próprio

1. Sentir-se infeliz no emprego

É comum acreditarmos que por estarmos infelizes no emprego devemos arriscar num novo negócio, e nos tornarmos empreendedores. Esta situação surge em casos em que há muita pressão no trabalho, brigas constantes e desentendimentos com superiores ou, sentimento de desvalorização. Nessas ocasiões, sentimos que podemos ganhar mais, em todos os sentidos,  nos empenhando em nosso próprio negócio. Mas para largar o emprego é preciso sentir-se seguro, e para se sentir seguro você deve iniciar um bom plano de negócio.

O plano de negócio poderá desvendar muito sobre você mesmo,  sua capacidade de atuação, liderança, determinação e espírito empreendedor.

2. Sentir-se sobrecarregado

Manter uma rotina apertada pode ser estressante para qualquer pessoa. Quando pesamos o salário e os benefícios recebidos da empresa, podemos nos decepcionar e nos estressar ainda mais. O sentimento de desvalorização se inicia exatamente neste ponto. Percebemos que o esforço que fazemos pode não ser maior do que o salário pago.

3. Possuir crédito para montar o próprio negócio

Quando estamos infelizes e desmotivados sentimos que devemos deixar o emprego e iniciar em um novo negócio. O primeiro passo é verificar se você possui crédito. O crédito é importante pois a partir dele se cria o planejamento de uma empresa de sucesso realista e seguro.

4. Ter disposição para atuar em múltiplos papéis

Uma empresa recém montada pode não possuir capital para contratar muitos funcionários, isso significa que, sendo um bom empreendedor deverá atuar em múltiplas áreas da empresa como, atendente, vendedor, supervisor e até agente de limpeza.

5. Ter profundo conhecimento de si mesmo

Até onde vai a sua capacidade de exercer diversas funções na própria empresa? Se não estiver certo de que possui essa característica, tão essencial para o empreendedor iniciante, certamente não está preparado para montar o próprio negócio. Reconheça e admita a si mesmo, seus pontos fortes e fracos.

6. Ter conhecimento sobre seus clientes

Quem serão os seus clientes? Você já decidiu para quem deverá oferecer seus produtos? Para ter certeza que sim, arrisque pouco, invista na criação de um projeto eficiente mas,  modesto, com grandes chances de crescimento.

7. Ter conhecimento sobre seus concorrentes

Quem são os seus concorrentes? O que eles possuem como atrativo para seus clientes. A sua empresa estará a altura ou melhor que a concorrente? Porque?  Você será concorrente da própria empresa na qual trabalha? Como pode ter certeza de que seus planos e intenções serão melhores que aqueles que a sua empregadora oferece? Tenha uma boa resposta para cada uma dessas perguntas se pretende ser dono do próprio negócio.

8. Poder contar com o apoio de amigos e familiares

Ao optar por deixar o emprego, você estará envolvendo amigos próximos e familiares. Sendo assim, é importante considerar a opinião deles antes de dar o primeiro passo. Eles poderão apoiar você nesta nova empreitada, antes e depois do empreendimento iniciado.

9. Ter um plano B

Não feche as portas antes de sair. Deixe seu contato com empregadores para os quais já trabalhou ou acredita que possa vir a trabalhar. Mantenha-se aberto para novas ofertas de emprego.

10. Ser capaz de identificar as suas reais necessidades

Após observarmos todas as razões para largar o emprego como vimos acima, é importante determinar as reais necessidades de montar um negócio. Os requisitos “necessários’ da decisão são “imperativos”, enquanto que, os requisitos “desejáveis” são “conveniências”. É importante identificar o que lhe é conveniente e o que é necessário nesse ponto de avaliação. Responda a essa pergunta honestamente: Eu aceitaria o mesmo emprego em outra empresa e sob outros aspectos? Se a resposta for negativa, estará pronto para inciar o seu planejamento de negócios.

Plano para montar o próprio negócio

Inicie o seu plano para montar o próprio negócio a partir dessas dicas:

  • Declare com clareza os resultados finais desejados.
  • Faça um projeto por escrito.
  • Conte com pessoas que também serão responsáveis pela sua implementação.
  • Determine os critérios para o plano e como devem ser aplicados.
  • Classifique os problemas que poderão surgir durante a implementação do plano.
  • Classifique em seguida uma resolução para cada um desses problemas.
  • Estabeleça meios de prever oportunidades e tirar proveito delas.
  • Nomeie um supervisor do plano, para acompanhar o andamento do projeto e implementação do mesmo.

Fonte: http://franquiaempresa.com/2013/03/10-razoes-para-largar-o-emprego-e-montar-o-proprio-negocio.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+FranquiaEmpresa+%28Franquia+Empresa%29

Rede de franquias em tecnologia

Marcado com: , ,
Publicado em Artigo, Franquias
Um comentário em “10 razões para largar o emprego e montar o próprio negócio
  1. Katherine Gomes disse:

    Esse post é uma reflexão muito bacana para quem está pensando em largar o emprego (vale a pena conferir):
    http://criteriorevisao.com.br/razoes-para-largar-o-emprego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Insira seu e-mail para seguir esse blog e receber nossas novidades.

Junte-se a 2.321 outros seguidores

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Gigatron Franchising
(18) 98132-8386
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00
e-mail: comercial@gigatron.com.br
%d blogueiros gostam disto: